quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Email fofo de leitora fofa

A gente recebe vários emails fofos, mas esse, pelo tamanho e pelo tanto que nos emocionou e divertiu, vai virar post.

Quanta satisfação falar com vcs (é, email fala). Conheci o blog de vcs a pouco tempo, acho que mais ou menos umas 3 semanas. Vi o link no blog "Shoe me" (sou super fã) e, como achei o nome engraçado (Vende na Farmácia?), resolvi entrar. Quando entrei, "nossa!! não acredito nisso", fiquei extasiada. Simplesmente AMO maquiagem.
Mas antes de qualquer coisa, vou me apresentar: meu nome é Kamylle, tenho 26 anos, amo maquiagem (já disse, né?), sou publicitária e moro em Belém no Estado do Pará.

Isso mesmo, o sucesso de vcs rompe fronteiras, corre o Brasil de ponta a ponta. São fãs do sul, sudeste, nordeste e agora norte! Adoro o jeito que vcs escrevem, super divertido e as dicas de vcs são demais.

Entretanto, sou uma creuza triste (adooooro o tal de "creuza"), sofro na minha terra. Ok, ok, adoro meu Estado, todo mundo fala mal, mas eu gosto. Moro na capital (que se diz metrópole.... hum, sei.....), e reconheço que falta muito para chegarmos lá. Sim, mas isso não é um email político, é um desabafo. 

Voltando ao sofrimento, vou contar pra vcs o que passo aqui. 

Primeiro de tudo: "O Clima."
Moro em um lugar quente e úmido (sim, muito quente e muito úmido). A temperatura varia entre 25º e 30º (que as vezes chega aos 35º), de manhã até a noite - que continua quente - e a umidade relativa do ar é de 80% ou mais.... o que isso significa? creuzamente falando, maquiagem = zero de resistência.
Mesmo assim, sou persistente. Uso o básico: base, pó compacto, blush, batom e máscara de cílios. O retoque tem que ser contínuo, pois a "bréia" (não sei se vc sabem o que é isso, aqui usa-se muito com o significado de suor, rosto oleso e coisas do gênero) é constante. Trabalho com ar condicionado e no carro tbm é obrigatório (nessa terra ar condicionado, definitivamente, NÃO é artigo de luxo, é necessidade), mas mesmo assim, quando menos se espera, já era o make.

Segundo problema "O Clima + A cultura da creuzas."
Antes de mais nada, quero esclarecer que esse tópico não trata de preconceito, afinal sou paraense (apesar de não parecer muito ).
Nossas creuzas, em geral morenas, não negras, morenas, têm um gosto peculiarmente tosco para maquiagem.... Tipo, eu também não sou grandes coisas nessa área, mas tenho noção. Já fiz muita maquiagem no O Boticário e também com maquiadores da Dior que vem pra cá promover a marca, e apesar dessa ínfima "bagagem" posso dizer que "dá pro gasto".
Então, como a maioria é morena, o problema começa com o tom da pele.... e termina com o tom do cabelo. Vocês não tão entendendo a quantidade de creuza-paraense-loira (inspiração? Joelma Calypso) nada contra, também já tive mechas no cabelo, mas sou branca, particularmente acho que não combina morena-loira (hoje adoto um visual castanho escuro, e acho lheeendo!). Voltando, as creuzas ficam perdidas com o que usar no make, e então adotam o que parece ser mais prático.... digo, parece.... mas não é.
Significa dizer que, se a creuza está de roupa preta, a sombra é preta; roupa verde, a sombra é verde, e por aí vai.... enfim, um circo dos horrores. E o pior de tudo (não sei se vcs concordam comigo) é a infeliz sombra branca. Eu simplesmente tenho ojeriza a sombra branca. NÃO estou me referindo às sombras iluminadoras e coisas do tipo, o que eu abomino é aquela sombra branca consistente que te deixa igual a coruja do Harry Potter. As creuzas daqui adoram. (ecati!). E a sombra preta? o olhão todo pintado de preto, termina a noite igual um urso panda.
E isso tudo só durante a noite. Aqui, 80% das paraenses só se maquiam de noite, devido ao calor excessivo, que acaba nem combinando com a maquiagem mais elaborada, e passam o dia com a "cara lavada". 10% (me incluo nesse grupo) usam o básico e os outros 10% pensam que estão em Paris e mergulham com força nos estojos de maquiagem, o que as fazem parecer uns ET´s (vamos lá né gente, moderação é a palavra, nem tanto, nem tão pouco....)
Pois é, a vida próxima a linha do equador é dura.... cheia de dúvidas.... e aí vem o 3º problema

Terceiro problema: "O Clima + A cultura das creuzas + A falta de opção"
É minhas amyghas, como se não bastasse tudo acima descrito, ainda tem um agravante: Aqui ou você gasta muito ou gasta mal. Apenas 1 dado: Nunca achei Vult aqui! (no site até diz que tem pra vender no Pará, mas não diz onde, e aqui eu nunca vi mesmo!)
Nossas farmácias não vendem essas coisinhas fofas que vcs acham aí. Na verdade elas nem vendem maquiagem, ou se vendem são umas que dão até medo de usar.... (oi? preconceito? talvez) mas o fato é que não temos opção. Existe uma farmácia que vende maquiagem "Artdeco" já usei e é bom, mas o custo benefício não vale a pena. O resto só vende Payot - odeio? sim, cheira mal. Existia um salão de beleza de creuzas chiques que vendia as maquiagens Duda Molinos - já li que são univitelinas da Vult, né? - mas adivinhem? parou de vender..... e o pior, uma vez quis ver um batom, quanto? 30 contos, hã?? é, caro que dói, e se for pra pagar 30 no Duda, mil perdões, mas pago 60 no Christian (Dior).

Outros problema, as opções que se encontram aqui GRITAM de tanto brilho. Não existe maquiagem opaca em Belém do Pará. Porque será, me pergunto? obvio, se as creuzas só usam maquiagem de noite a pedida é brilho.... e as creuzas que querem andar maquiadas durante o dia? Rá, vão comprar fora daqui, you fool! 

 Então, pra resumir esse desabafo que foi quase um livro, minhas maquiagens são quase todas da Dior (não é frescura, mas é o que vale a pena, pelo custo benefício), tenho algumas coisinhas da Bourjois, Shiseido, Lancôme e da M.A.C., (essa última ganho quando um amigo meu generoso viaja pros Estates e me traz de free, já ensinei p ele o que é com brilho e sem brilho, e ele só traz sem brilho p mim).
Gostaria de ter coisas mais acessíveis, porque assim poderia ter mais, mas infelizmente não tenho onde comprar, a não ser pela net (que estou aprendendo com vcs o que presta e o que não presta). Quando for a SP vou me jogar nas Farmácias e voltar cheia de coisas fofas que nem as de vcs.

Um beijo, e por favor, nunca deixem de escrever no blog!

Kamylle

Esqueci de dizer: Ainda sofro porque sou absurdamente branca, não pego sol (por opção, para preservar minha pele), e odeio, odeio com todas as forças, o calor.   
O nome, profissão e cidade/estado foram alterados, a pedido da leitora.

40 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A leitora Kamylle (nome de creuza detected)devia se mudar p/ outro estado mais ao sul do Brasil e assim resolvia de uma vez só todos os seus problemas climáticos, culturais, logísticos etc

    ResponderExcluir
  3. Eu também estava tendo dificuldade em encontrar Vult na minha cidade,que também fica muuuuuito distante da civilização,mandei um email prá eles e tudo resolvido: me respoderam indicando onde poderia encontrar os produtos, fiz a dancinha da alegria e corri prá sacolada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. O lance que vai resolver a vida de Kamylle é comprar pela internet. Logo vou me mudar pro interior de Goiás e já pensei muito na falta de lugar prá comprar makes. Vou me agarrar à Strawberrynet com todas as forças, porque prá Hong Kong não existem fronteiras!

    ResponderExcluir
  5. Olá, entendo perfeitamente o seu problema de calor e umidade, fiquei algumas semanas em Manaus, relmente é absurdamente quente, quase que insuportável, calor de manhã e final de tarde chuva, TODOS OS DIAS.

    ResponderExcluir
  6. A cidadã gosta de ser branca; o que há de errado nisso?

    ResponderExcluir
  7. nossa, me senti dentro do e-mail. moro em porto velho, rondônia, aqui ainda tem mais opções, pela que a kamylle falou de lá. mas o clima acaba legal com qualquer make. sofro horrores. e morro de inveja das colegas que moram nas "cidades de verdade" e encontram maravilhas. o jeito e se jogar nas compras online :P


    ps. amo o blog, leio tudo, mas é a primeira vez que comento; :)

    ResponderExcluir
  8. Adorei o email!

    E não foi preconceituoso, não! Só o relato da realidade, uai.


    Já disse que adoro vocês? ;)

    ResponderExcluir
  9. Olha, se a localização foi mudada, então com certeza ela está no Mato Grosso do Sul. Me senti dentro do email, ou quase, por que achei vult por aqui(mandei um email e eles me falaram quais fármacias tem a marca).
    Mas o resto: cor, calor, rubor...ta tudo igualzinho!

    ResponderExcluir
  10. Se eu tivesse tempo e paciência, jura q montava um site pra vender essas coisas baratinhas a preço de custo pra esses casos..rs

    Qt às opções, moro na Zona Leste de São Paulo. Mas é bem leste mesmo, quase na divisa com Santo André. E tb é foda achar por aqui coisa sem brilho. À noite, qd saio, vejo no microônibus aquele show de horrores.. Falta de bom senso alida à falta de criatividade.
    Acabo indo pruns bairros mais perto do centro comprar coisa decente.

    ResponderExcluir
  11. Nossa meu...coitada, aqui em Santos tabém muitas vezes sofro com o calor...ninguém merece make derretendo e zona t oleosa né minha gente?
    Beijoss!!

    ResponderExcluir
  12. Well,meu conselho: manda um email pro SAC da Vult.

    ResponderExcluir
  13. Adoooro....Kamylle falou o que estava entalado aqui na minha garganta e de maneira alguma achei preconceituoso, é que tem gnt que tem um gostinho que ninguém merece msm rs...
    Mais voltando ao email, sou carioca, mais moro em Natal e sou morena, mas não uso sombra branca gentein kkk...isso é de matar msm!
    Agora, coleeega, se junte ao clube das que odeiam calor, aqui em Natal é terrible, juntando com minha pele oleosa e suor, eca, não há make que dure msm, eu já decidi assim que terminar a facul, vou nem que seja só de mochila nas costas embora daqui, um lugar onde o sol fique sempre por cima de nuvens nubladas kkkk...tem gnt que não entende isso não é msm?!
    Bjs e pessoal do blog, parabéns sempre, bjs!!!

    ResponderExcluir
  14. Imagino que a "Kamylle" deve padecer pra encontrar maquiagem,
    mas esso comentário: "morenas, têm um gosto peculiarmente tosco para maquiagem...." foi uma generalização ridícula!

    ResponderExcluir
  15. Eii, eu sou de Belém e Kamylle, posso te dar umas dicas! Vult você encontra na Farmalíder, lá da Alcindo Cacela e na Casa do Cabelereiro, na Presidente Vargas.
    Duda Molinos além dos salões, vende na Visão do Iguatemi e não é muito caro, pode comprar que vale a pena (to num momento paixão com o lip-tint), pra segurar a "bréa", tônico matificante da contém 1g ou o novo primer também dão conta! Só procurar que dá pra encontrar várias coisinhas legais por aqui nas farmácias, Americanas, até em supermercado e o resto a gente sai comprando pela internet mesmo! :) Espero ter ajudado!
    Ahhh, e eu também odeio pegar sol, mas por incrível que pareça, não morro de calor em Belém! Hahah, vai entender!

    ResponderExcluir
  16. Hahahahahahaha! Amei o email! Me condôo com seu sofrimento, Kamylle. Também sou branca-palmito com orgulho, e também não suporto calor, e sou desprovida de ar condicionado, no verão eu quero morrer. Acha uma vendedora Avão aí, menina! Tem maquiagem muito boa e barata. Tem revendedora até em tribo indígena (descobri isso recentemente), então certamente tem aí também. ;)

    Putz, Payot fede muito mesmo... afff! Muito fofo seu amigo que traz MAC. :D Nhoooo! Afofa ele!

    Huahaha! Nunca tinha ouvido essa expressão "bréia". Ri muito...

    Foda, hein? Uma branquela com bom gosto num universo de morenas bregas oxigenadas com sombra branca é foda. Fiquei imaginando a cena, mesmo aqui em SP não precisa ir muito longe pra achar exemplares assim, believe me... medo total.

    Hahaha! Qualquer coisa pede pra alguém daqui te mandar via sedex as coisinhas. Se as coisas não estão aí, elas podem ir até você via correios, pro bem da humanidade. Amém!

    ResponderExcluir
  17. Clarissa gatam, lê o pedacinho de novo... ela não está dizendo que as morenas têm gosto tosco, e sim que as creuzas nativas do lugar são, em sua maioria, morenas e têm (as creuzas, não as morenas) um gosto tosco pra maquiagem... olha a vírgula!

    Solidarizo com as branquelas todas. Sou MUITO branca (tiop só base fair na EDM) e TETESTO calor, e pro meu azar, sempre morei em lugares quentes. Já veio uma creuza do trabaho uma vez dizer pra eu pegar um solzinho, ficar com um ar de "gata de praia" (seriously). Minha resposta foi que seria mais fácil eu virar "gata da ala de queimados" se tentasse...
    Calor, suor, cor terracota e creuzas morenas-oxigenadas, voltem pro inferno!

    ResponderExcluir
  18. Nossa, essa questão de calor + umidade é um caos mesmo. Quando morava em Manaus, me dava mega mal. Só usava blush e batom, porque até o lápis derretia. Lá é muito estranho o clima, solzão o dia inteiro e de tarde chove. Aí, gatha, não tem primer que resista!!

    ResponderExcluir
  19. Nossa, senti calor só de ler o email da Kamylle, e eu ODEIO calor! Força na peruca, creuza!

    ps: uma boa opção é comprar DM, Vult, MK, etc, com as meninas do Flickr!

    beijocas

    ResponderExcluir
  20. Kamylle,sofria de um problema parecidos qdo morava no norte.Uma linha de maquiagem que é gostosinha de usar ( e,sim,tem por aí) é a Toque de Natureza.Ela não derrete na cara da gente e as sombras tem uma fixação média.
    Para a oleosidade da pele,tem pó translúcido e uns lencinhos próprios para isso (da shiseido,da neutrogena,etc).
    As maquiagens da neutrogena tb são legais de usar,sem brilho e fáceis de achar.
    Tem um post mais ali pra baixo falando de um site que vende maquiagens on line e entrega na sua casa.Os preços até que estão bons.Vale dar uma olhadinha.

    ResponderExcluir
  21. Graças a Deus moro no sul, que é um pouco mais fresquinho... acho que vou me mudar pro pólo norte pq não SUPORTO calor!

    ResponderExcluir
  22. ODEIO calor e tenho pavor de lugares quentes e úmidos... fico mal humorada.
    acho que a "kamylle" é do norte... tenho minhas suspeitas da localização...

    ResponderExcluir
  23. Essa Kamylle é uma creusa muito chic, eu amo artedeco embora não vejo ninguem na net comentar, mas as marcas que ela cita, hummm são maravilhosas...Agora..pagar 30 "contos" em um baton Vult??? que isso! hahaha, imaginem ela no Ikesaki?

    ResponderExcluir
  24. Kamille, aqui no RS, no RS é bem quente (no verão) e muito úmido (quase o ano todo). Experimenta o pó Blot da MAC (já conhece?) pra controlar a oleosidade. Ele tem pouca cobertura, nem parece que vc ta maquiada, mas deixa a pele bem mate. Um matificante como o da Contém 1g tb ajuda bastante. De resto, te joga nas lojas gringas que entregam no Brasil. Nevssas eu já comprei e são de confiança:

    www.srawberrynet.com
    http://www.brigettesboutique.com/

    ResponderExcluir
  25. Ops, é http://br.strawberrynet.com/main.aspx?region=BR

    ResponderExcluir
  26. Ai "Kamille" querida, eu não ia estranhar em nada se me dissessem que vc é de Macapá..rsrsrs!!!
    Tenho família lá....e sei bem do drama de ser "global" no mundo "rural", do mundo "florestal" no caso...hahahahaha!!!
    Boa sorte, bjos.
    Fá.

    ResponderExcluir
  27. hahaaha

    adorei o email dela! rsrs
    Para é fogo.. tenho uma amiga q mora la.. make nao rola mesmo. Ela me contava q ate sabonete Dove era impossivel.. tinha q ser sabonete sem hidratantes, senao vc saia derretendo pelas ruas rsrsrs

    ResponderExcluir
  28. ahahahaha ri mto com o post!

    ResponderExcluir
  29. Lindas, sou de Belém também e sei dessa preocupação toda com a maquiagem e andei dando umas dicas bem legais no meu site: www.makeupdivine.blogspot.com

    Nem é questão de propaganda, mas, ando mesmo visando esse público de norte/nordeste em meu blog que tanto sente falta de umas dicas específicas pro seu clima.

    Uma das formas de preparar legal a tua pele é com a aplicação de um filtro solar + maquiagem mineral que tem uma cobertura mais suave e é em pó, super recomendo, viu?

    Se quiser saber mais alguma coisa em especial, qualquer coisa, pedir dicas mais específicas, me procura no msn: bmartins90@hotmail.com e isso vale pra todas que tiverem interesse, tá?

    Beijões!

    www.makeupdivine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Kamylle e todas as oleosas! Já testei muitas coisas pra segurar o brilho no rosto, e achei algo que funciona mesmo (e até resseca a parte da pele que não é oleosa). Chama-se Diva Defense Primer, e tá escondido num canto do site da CoastalScents (eu sei que Loo e Joo odeiam a CS, mas depois de 10 pedidos eu ainda não tive problemas). Dá pra pedir uma amostra por USD 2.00 e testar. Eu uso misturado num hidratante para pele mista, basta um pouquinho do pó. É feito com kaolin, que segundo o site, tem capacidade de absorver 1,5 o peso dele de umidade e gordura.

    Funciona mesmo viu...eu usei no rosto todo 2 dias e tive que passar mais 4 dias com hidratante para pele seca na parte do meu rosto que é mais seca (em volta da boca) pra poder recuperar.

    Na parte dos Finishing Powders do site da Everyday Minerals tem um produto semelhante com cor (o Diva é branco), e funciona bem, não resseca tanto e eu consigo usar no rosto todo.

    Eu estou usando esses produtos há 2 meses e acho que finalmente achei uma opção mais barata dos produtos que eu também gosto (Pure Focus Lancome e Pore Minimizer Clinique). Não vende na farmácia, mas tem como comprar amostrinhas baratinhas!

    Espero que tenha sido útil! Beijos a todas!

    ResponderExcluir
  31. Ahhhhh estava lendo os comentários aqui e vou ter que me manifestar .. acho que vocês estão fazendo uma pequena confusão ... afinal em Manaus não faz sol de dia e chove a tarde ... isso é em Belém ... tem até o clássico que eles costumam marcar o compromisso pra antes ou depois da chuva ... aqui em Manaus é assim ou faz sol de 40 graus o dia todo ou chove o dia todo ... maaaas não saio de casa sem make e não ando com a kra derretendo não ... é só usar produtos de qualidade que aqui tem as pencas ...compro no morango porque sai relativamente mais barato e não porque não tenha... graças a deus aqui tem de tudo de vult a dior

    ResponderExcluir
  32. Pessoas, eu imagino como deve ser dificil... mas sem querer fazer jabá, pq tb não ganho nada com isso, algume já procurou "contem 1g" por aí? Não sei se tem no brasil todo, mas o preço é otimo (uma sombra tá R$ 14,50 e dura muito, muito mesmo compro á uns 6 anos e nenhuma das minhas acabou ainda, juro!), e as opções nem se fala. Em quesito cor acho que não tem igual! Alem da nossa amada Vult, né???

    ResponderExcluir
  33. Quéridas dos norte,

    Já tentaram Natura? não é tão Creuza assim, é pra pele brasileira...

    Quanto à escolha das cores das maquiagens... vamos fazer de conta que aí é Halloween todos os dias?
    ;)

    Bjos, e boa sorte!!
    Letícia
    www.notasdebeleza.com.br

    ResponderExcluir
  34. "morenas, têm um gosto peculiarmente tosco para maquiagem..." Será mesmo que só as morenas têm gosto peculiarmente tocos para maquiagem? Conhece Xtina Aquilera? hauhauah Eu acho que o lance da maquiagem pode ser muito mais falta de informação das meninas do que outra coisa.

    Anyway... A generalização magoou bastante, mas o resto eu concordo. Moro em Sergipe e a make também não aguenta muito aqui não. Mas aqui a gente encontra as makes que quer, pelo menos...

    ResponderExcluir
  35. Eu também moro em Belém do Pará e concordo que o clima não ajude muito, afinal, não tem make que sobreviva a uns 35graus!

    Agora, heeelooo, dizer que nunca achou Vult aqui me fez correr pro meu Lexotan! Nas farmácias Big Ben e nos supermercados Yamada e Nazaré vende Vult! Tem até um quiosque bem modesto, na modesta Galeria Portuense, que vende Vult! Até nas lojinhas mais simples vende, até porque não é uma maquiagem exatamente "elitizada"!
    Artdeco eu compro no Iguatemi, no segundo piso do Yamada!

    Que aqui faz um calor tremendo todas concordamos, mas amiga, vc precisa sair mais de casa! Sério!

    ResponderExcluir
  36. Ah, infelizmente generalizou no lance das morenas, mas o email é ótimo!


    Mas a natura está aí, né? Apesar de eu não usar muito, aliás só usei sombra natura uma vez (da minha mãe) um estojinho da Linha Unica com dois tons de marrom, um opaco e um cintilante (não existe mais :(

    Fora o morangão, sacks, meninas-super-legais que podem te enviar....

    Opção sempre tem, contudo, acho meio chato esse lance de as empresas se dedicarem tanto ao Sul e Sudeste e esquecer a galera de cima.

    ResponderExcluir
  37. Aqui no Rio também é assim!! Isso ñ é questão de as lojas venderem coisas boas ou não, é questão cultural mesmo. Sério. Aqui vende de tudo, mas ao andar na rua, percebo que praticamente eu sou a única pessoa que não é endinheirada e sabe como se maquiar com os produtos mais em conta. Aqui as "mulheres menos favorecidas" também só sabem combinar sombra (brilhosa) com a cor da roupa e adoram a sombra branquinha... Arg. Infelizmente, só as pessoas mais esclarecidas (eu) e/ou favorecidas monetariamente (eu não) sabem como se maquiar... =/

    ResponderExcluir
  38. Mas concordo que vc podia especificar sua repúdia às morenas de mal gosto apenas. Porque no seu e-mail parece que todas as morenas são toscas, e isso não procede, certo?

    ResponderExcluir
  39. Genteee, que horror! Falar que não encontra maquiagem em Belém do Pará é realmente não conhecer a sua cidade! Eu concordo que Belém é quente e tudo, mas Macapá é pior. Sou paraense de Belém do Pará e moro há 10 anos aqui em Macapá e eu posso dizer que mesmo aqui, quase fora do País eu encontro maquiagem bem dígna. Quando vou à Belém eu abasteço a minha coleção com tudo que é bom e isto inclui os batons da vult, que eu adoro mais que os da Nyx (q com algumas exceções, são moles, grudentos demais!). Quanto ao mau gosto, eu até concordo com a falta de criatividade, mas é horrível generalizar tanto assim. Aqui no norte, para quem não sabe, temos acesso a produtos de boa qualidade e marcas e preços bons. Belém é uma cidade maravilhosa para se viver. Tem problemas como todas as demais. Sou suspeita. Amo a minha terra, seja quente, úmida, chuvosa... Odiar uma cidade só por que não tem a maquiagem que alguém quer é o fim! Procura que vc acha. Se não achar, vai pra net que vc encontra. Bjs meninas

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam