sábado, 9 de janeiro de 2010

Guarda-roupa da Creuza: campanha contra a padronização.

Sabadão, fui ao Fifties da Praça Vilaboim (nunca tinha ido e, agora que conheço, continuo preferindo o velho e bom Rockets cujo sanduba 'The Finest' faz minha alegria há uns 12 anos pelo menos). Ficamos numa mesinha bem perto da escada e, mesmo que não quiséssemos, veríamos todo mundo que passava. Daí chegaram seis meninas muito bonitinhas, de mais ou menos uns 17-18 anos, TODAS com a mesma roupa. Juro. E não que elas tivessem ido cantar em algum lugar, ou tivessem comprado a mesma roupa por acaso (que nem eu e a Ana com o vestido de estrelinhas Reinaldão para C&A, hehe). As marcas, modelos e cores das peças eram obviamente diferentes mas, tirando isso, era um uniforme: camiseta curta, short, salto alto, flor no cabelo, colar de pérolas com duas voltas e nó na ponta.


E pensei que, puxa, as coisas tão ficando mesmo muito chatas, tá rolando uma padronização pra valer, pessoal seguindo temmmdemmmsia como se não houvesse amanhã (falei de temmmdemmmsia no post anterior e tô falando agora nesse por coincidência, nem era o planejado, o assunto saiu porque vi as meninas na lanchonete).


É legal tudo o que a gente vê nos blogs, é legal se arrumar bonitinha, é legal saber que um item que você já gosta de usar (as pérolas, a calça de cintura alta, a ankle boot, a flor no cabelo, ou qualquer coisa) tá na moda, ou melhor, VOLTOU pra moda - outra coisa que ficou mais do que comprovada pra mim nesse fds foi que moda realmente é vai-e-vem, vendo A Profecia, filmado em 1976, e reparando nos figurinos da Lee Remick que são lindaços, com direito a vestidinho de lã, lenços e até turbante. O que é chato é quando todo mundo fica igual. Quando você sai na rua e vê todo mundo do mesmo jeito! Ronc...


As Oficinas já falaram de coisa parecida no inverno passado, disseram que tava chato ver todo mundo de bota por fora da calça andando na rua. Do jeito que tava lá no blog delas eu até discordei, porque bota com calça não tem muito o que fazer, ou é pra dentro ou é pra fora, e com certas calças não dá pra usar a bota pra dentro. E super entendo que seja uma combinação prática pro trabalho, ainda mais em lugares que faz friozão. Mas como comentei nesse post delas, nada impede que a menina seja imaginativa da cintura pra cima, já que é só da cintura pra baixo que ela está "igual a todo mundo". O que me chocou nas moças da lanchonete é que, se me dissessem que elas tinham, sei lá, um grupo de dança e tinham acabado de sair de uma apresentação, era capaz de eu acreditar...


Não somos especialistas em nada em moda e nem queremos ser, até porque já tem gente na internet e na imprensa que fala muito bem sobre esse e outros assuntos relacionados. O que a gente acha legal dizer pras creuzas é que não levem temmmdemmmsia tão a sério. É legal usar? Sim, mas talvez não todas as temmmdemmmsias juntas. Adoro ver meninas na rua que imprimem seu jeito pessoal às modinhas, sendo criativas. Adoro mais ainda as que não têm tanta grana pra comprar X ou Y, improvisam e se viram muito bem. E as que não têm medo de usar algo que as deixa linda só porque imprensa especializada falou que é last season.


Botou roupa, olhou no espelho, ficou legal? Pronto, é essa. Se for diferente, ou melhor, se for a sua cara, é essa com certeza!


Tremendão (confesso que adoro), usando colete de couro com tachas since sei-lá-quando! (foto daqui, by Sérgio Moreira)


30 comentários:

  1. esses dias meu namorado me mandou um email: As meninas do Itaim sao todas iguais!!!

    dai eu fiquei de cara, eu sei q sao todas tipo patricinha, mas queria saber o que ele tinha reparado. ele respondeu:

    TODAS loiras, cabelos lisos, roupas justas, muita maquiagem. eca!

    aahhaah eu ri tanto.. e isso de padronizacao eh meio cruel, eu tbm acho.. mas tem mto a ver com grupos de amizades e identificação, ne? meus sobrinhos e os amigos deles (18-20 anos) se vestem todos iguais. e claro, homens, sem perceber...


    bjbj Pat

    ResponderExcluir
  2. É, tem a ver sim com ser aceito pelo grupo, mesmo... mas quem sabe um dia não vira "legal" ser cada um do seu jeito, né? :)

    ResponderExcluir
  3. (haha Pat, seu comentário me lembrou de quando as minhas amiguinhas me achavam meio goiaba, aos 14-15 anos, porque eu ouvia Beatles...)

    ResponderExcluir
  4. Tava conversando com uma amiga minha sobre isso hoje!!!! Na verdade o que irrita eh que por exemplo, eu adoro coletes e antes ninguem usava entao era super dificil de achar um bonitinho. E agora que virou moda tem em todo canto... eu ate brochei de usar porque todo mundo usa. Ai fica nessa, quando voce gosta de algo voce nao acha, mas qnd vira moda vc enjoa tbm.
    Acho que isso eh um problema do Brasil mesmo, porque as lojas soh comecam a vender determinadas roupas quando vira moda, e se vc for ver nos EUA ou na Europa, tem tds os tipos de moda sendo vendida, tem roupa pra turma mais alternativa, pra turma mais punk, mais rocker, mais paty e assim por diante.

    PS: adoro o blog, mto bom!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Menina, na cidade onde moro as mulheres são muito iguais! E não só as adolescentes, não!
    Eu até brinco que existe a barbie Juiz de Fora, pois muitas se parecem com a boneca!
    Cheguei lá no verão e era a mesma roupinha e a mesma maquiagem para todos os lados! (a maquiagem era com um quilo de blush apenas em um ponto da bochecha, como se fosse um carimbinho)...
    Todo mundo de cabelinho liso com as roupinhas temdemmmmsia (como vc diz).
    Eu tenho cabelos cacheados e queria alisá-los em momentos de desespero, mas desisti quando vi cinco meninas de costas e todas eram iguais com seus cabelos lisos e roupinhas da moda.
    Repito: com as adolescentes é mais fácil de entender, pois se quer pertencer a um grupo que é aceito pela maioria. Mas não entendo são as mulheres de mais de 20 anos que andam todas iguais..parecem saídas de uma linha de montagem.
    Confesso que são lindas, mas rapidinho cansa de ver a mesma mulher em todas.

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post, e concordo q é muito chato TODO mundo ficar usando as mesmas coisas.

    Aqui no Rio até parece um exercito: cabelo alisado, calca justíssima( ou short), top e aquelas sandálias( horrorosas) plataformas. E quando o tempo "esfria" a mulherada descobriu a temdemmmcia de usar aquele jeans - que mais parece que foi costurado ao corpo - com botas para fora. Na boa, a maioria das brasileiras(por causa do biotipo) ficam, no mínimo, caricatas com esse tipo de roupa.
    Mas isso é só a minha opinião.

    Um beijxxxx

    ResponderExcluir
  7. Ah, vcs falaram dos cabelos lisos e eu lembrei que vi uma foto da Loo num grupo grandão de meninas e ela era a ÚNICA ostentando cachos... nem falei nada na hora, só brinquei depois e ela riu... mas fiquei imaginando quantas das moças tinham realmente o caelo liso... em tempo, meu cabelo é naturalmente o liso lambido da vaca, e eu gosto bastante dele, mas acho cachos tão bonitos...

    ResponderExcluir
  8. Ah, é tão chato isso de padrão, né? O pior são as pessoas vestirem roupas que não se sentem tão bem só pra estar na modenha. O pior é a não aceitação dos outros quando você quer ser você mesmo. Gente mais frágil acaba caindo na pilha.

    ResponderExcluir
  9. Ah, esqueci de dizer! VIVA O TREMENDÃO! O cd novo dele é maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
  10. Fomos para Sao Francisco - Niteroi/RJ, point de bares, restaurantes, e nossa, vi um batalhao de mulheres iguais! Esta certo que o clima "forno" pede short, camisetas sem manga, vestidos, roupas o mais fresca possiveis. Mas me senti no meio de um desfile de clones, todas iguais, como voce descreveu: cabelos lisos, shorts, camiseta curta, saltos altissimos. So faltaram o colar de perolas e a flor no cabelo... Acho que esqueceram em casa! risos...

    ResponderExcluir
  11. Sabe outra coisa? Eu fazia escova no cabelo desde os 17. Fazia sempre. Qdo comecei, esse lance de chapinha nem era popular, as poucas que tinham aqui no BR eram importadas. Percorri todo o percurso das "lisas". Vi todos os produtos termoativados sendo lançados, as quimicas americanas se popularizando no Br, recentemente as mil escovas definitivas.. por esas e outras, fui cansando do cabelo liso. Alem de ser um saco ficar fazendo escova, é muito chato sair e todo mundo estar com o cabelo lisão e chapado (ok, o meu nao era chapado!).. dai ha uns anos desisti do visual liso e voltei pros meus cachos (a briga eterna hahaah).

    Qdo me perguntaram pq diabos eu larguei a vida alisabel, eu respondi: Pq agora todo mundo tem cabelo liso, nao tem mais graça!

    E nao eh mentira (ok, a decisao foi pq eu comecei a super curtir meu cabelo descontrol!), mas sair e encontrar um batalhao de mulheres enroladas e alisadas, nao rola.. rsrs

    Ainda somos minorias, mas tenho sentido que muitas meninas estão liberando a Thais Araujo que existem dentro delas hahahha

    bjbjbjb

    ResponderExcluir
  12. Acho que nao sao so as adolescentes nao... vou em muitas festas na qual mulheres adultas estao sempre com o mesmo estilo de roupa... nas festas descoladas, cada uma querendo ser mais "it" que a outra (isso tambem eh ser igual!), nas festas normais, eh a peruada toda montada, com uma diferença ou outra, mas todas padronizadas! afe!

    ResponderExcluir
  13. Um dia desses eu passei pela mesma situação. Tinha umas 5 meninas com a mesma roupa andando juntas: saia alta, sapato alto, blusa regata branca e colar de pérolas. Detalhe que no ano novo eu também vi um monte de gente usando saia branca alta com uma regata flúor... aiai, acho que o que tá faltando é imaginação! Já até perdi o gosto de usar saia alta.

    ResponderExcluir
  14. Joo,

    Eu concordo plenamente. Quando eu vou comprar roupa, vou pelas peças que me agradam, e não pelo que está na moda. Só pra vc ter uma ideia, quando vc mencionou o post sobre bota de cano alto por cima da calça, eu nem sabia! Mesmo assim, uso, e há muito tempo: moro no RS, onde o frio pega pra valer, e colocar a bota por cima da calça garante pés e pernas quentinhos! E além disso, acho legal também...

    Mas pior do que seguir tendência, é seguir sem combinar com a pessoa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Agora imaginem ver TODOS os blogs de moda comprarem as mesmas tendências pra usar? Tudo bem gostar de uma coisa ou outra mas todo mundo fala dos mesmos assuntos e acho isso tão chato...repetitivo...

    Tá faltando criatividade no mundo!

    Beijos, Joo. :) Vamos desfilar nosso vestedeeenho por aí em protesto? hahaha!

    ResponderExcluir
  16. hahaha mas ali na villa boin eh assim msmo... ir na saida da faap então, as vezes parece que tem uniforme pra cada grupo de amigas... ou até amigos de polos iguais hahaha

    ta no nome, TENDEncias... sua roupa pode tender ao estilo, não precisa ser exato rs

    beijão

    ResponderExcluir
  17. É, tem a ver sim com ser aceito pelo grupo, mesmo... mas quem sabe um dia não vira "legal" ser cada um do seu jeito, né? :)[2]

    ResponderExcluir
  18. FALOU TUDO!!!
    Gente de verdade não segue tendencia por seguir. Só usa o que gosta e lhe cai bem.
    CONTRA PADRONIZAÇÃO!!!

    P.S.Lynna descreveu bem minha querida Nikiti(Niteroi/RJ). hahahaha

    ResponderExcluir
  19. Menina tbm rola uma certa padronização aqui naminha cidade e como na maioria das vezes eu não gosto do que as meninas daqui usam fico meio deslocada, é até engraçado pq uso umas coisas bem normais e fica todo mundo olhando!kkkkk
    Aqui na minha cidade todo mundo tem uma vibe surfista que eu não gosto nem um pouco!

    beijo.

    ResponderExcluir
  20. Concordo com tudo o que foi dito. Aqui em Niterói e no Rio é assim, ontem na lapa, 80% das meninas usavam vestido tomara-que-caia justo ou short com cintura alta (estilo Renatinha da novela).
    Mas por outro lado, as tendências podem ser boas, tipo poder usar coisas fluor, divertidas e esquecidas nos anos 80, coletes, etc. É pq fica muito mais fácil de achar qdo está na moda.
    Para os cabelos cacheados, a moda agora também está ajudando. Tem encontrado muito mais produtos.

    ResponderExcluir
  21. Oi meninas! Achei o post ótimo, sempre penso nessa coisa de mulheres sempre iguais, em tudo! E não são só adolescentes não, na escola da minha filha a maioria das mães não apenas se veste de modo igual, como tem o mesmo cabelo, o mesmo biotopo, os mesmos gestos... dá para ver bem, porque lá as crianças são levadas e retiradas na porta da sala, então sempre encontro com as outras mães, e o que vejo é um exército de mulheres com jeans não muito justo, bata e rasteirinha. A variação é a calça de plush (ou algo parecido).

    Ah, homens também tendem a se copiar, Paulista, Itaim e Jardins são os campeões no modelo camisa com manga dobrada - cabelinho quase mullet - calça escura. Eca!

    ResponderExcluir
  22. Ah nãããão o sotaque paulistano do mal! Brinks
    Concordo com tudo o que vc disse. É um porre sair e ver um monte de gente vestindo roupas iguais. Cadê a personalidade, o toque pessoal?

    ResponderExcluir
  23. Oi pessoal, aqui em Salvador é a mesma coisa. Acho que o segredo é não colocar todas as peças da moda de uma vez só.. Eu nem tenho tanta grana para ficar comprando tudo da moda, sempre compro uma peça ou outra "coringa".. acho q o exagero revela tb o desperdício, pois boa parte de nossas compras da moda vai parar no fundo do armário.. precisamos efetuar compras mais conscientes... além disso, prefiro investir mais em produtos para beleza do que roupas descartáveis.. beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Então, Sabrina, eu acho que o que também me assustou é que as meninas estavam usando um monte de modinhas de uma vez só!!! Rolou uma vibe meio 'árvore de natal',,,

    ResponderExcluir
  25. Meninas, não acho o post da temdemsia, onde está?
    Olha, eu acabei voltar de merecidas férias no Uruguay e na Argentina. No Uruguai não vi mto, mas na Argentina fui em umas baladinhas e bares e TODAS as meninas se vestem igual (são mto estilosas, todavia): shortinho, camiseta compridinha, rabinho solto com alguma faixa no cabelo, havaianas são onipresentes e se não sandálias tipo gladiador.

    ResponderExcluir
  26. e aí meninas, uma ideia: não tem como fazer os links dentro dos posts abrirem em janelas diferentes (igual é na barra de blogs)? Não sei como é no blogger, no wordpress eu ponho a tag target=”_blank” no link.

    ResponderExcluir
  27. uma coisa que eu noto pela minha cidade é que quando surge uma moda, todo mundo se veste igual. é sério, depois da moda shortinho de cintura alta+blusa preta + colar de pérolas, eu saio de regata, calça jeans e sapatilha e fico diferentona, hahaha. e olha que eu sou teenager (15 aninhos na bagagem) e detesto isso. aliás, também amo beatles e erasmo carlos (o ultimo disco dele é sensa. teve show aqui e tudo, mas não pude ir, SHOREY MT) e todo mundo tirava muito com a minha cara que beatles é coisa de gaga. depois de across the universe, virou moda e todo mundo diz que é fã dos beatles (detalhe: só conhecem all my loving e i wanna hold your hand e olhe lá).

    ResponderExcluir
  28. Entããão, dxa eu dizer: Aqui em Fortaleza tbm é a mesma coisa: padronização geral... Aqui tá fazendo calorããão, cês num tão entendendo...mas a tal "temmmdemmmsia", por aqui, parece dizer pra usar coletinhos...daí lá vão as meninas no mó solzão com uns coletinhos jeans que, tenho certeza, matam um cristão na sauna!!!fossem ao menos daqueles de malha, levinhos...mas não: solzãoe jeans, na maior. Ok, estilo é algo q se tem...mas precisa td mundo tá igual?!o.O PASSADA!

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam