quarta-feira, 16 de março de 2011

Derrubando mitos: shampoo Johnson & Johnson para lavar pincel

Shampoo Johnson & Johnson é hors concours internet afora como melhor produto para lavar pincel. Mas só quem venceu o nhém* de usar pincel de base mais de uma vez antes de lavar sabe o trabalho que dá remover a sujeira e deixar o pincel limpinho.
Na ânsia de usar a toda a base que estava dentro da embalagem, no post anterior, apelei para um pincel de corretivo. Só que não deu certo, como comentei, e deixei o pincel num canto, esperando um dia menos úmido aqui em São Paulo para lavar.

#FAIL

a base grudou de um jeito no pincel que tava quase dando como perdido, quando lembrei da dica que vi no curso na Beauty Box ... lavar com DETERGENTE DE LOUÇA foi a salvação do bichinho!
Coloquei um bocado de detergente numa caneca, um nada de água, só o fundinho da caneca mesmo, e deixei alguns poucos minutos de molho. Junto estava meu pincel de cabo rosa da CS, que é de cerdas brancas e eu nem lembrava. O detergente foi imbatível para tirar toda a sujeira da base e "desengordurar", coisa que o shampoo Johnson pediu arrego.

Acho importante:
* Detergente neutro né? não inventem usar detergente de maçã ou de coco e correr o risco de ficar com o pincel cheirando fedendo.
* Para pinceis que são para produtos em pó (sombra, só, iluminador) o shampoo Johnson, mesmo sendo mais suave, dá conta.
* Para produtos pastosos, vá de detergente que é mais eficiente.
* Produto pastoso = cerdas sintéticas, não precisa se preocupar com a agressão às cerdas. Mas se ainda assim você achar que precisa, pode passar um pouco de condicionador. Eu costumo dissolver um pouquinho (uma moeda de 10 centavos) de condicionador em um copo com água e mergulho as cerdas por alguns instantes. Depois enxáguo em água corrente, tiro o excesso de água com uma toalha e deixo secar em outra, na horizontal.
E além de eficiente, detergente todo mundo tem em casa né?

* nhém = nojinho


UPDATE: bem lembrou a leitora cajuína, nos comentários: usar Shampoo Johnson & Johnson como demaquilante. Fail again. Apesar de ser feito para para cabelo de criança e teoricamente suave, minha pele sensível odiou, ressecou, sinto a pele repuxando, um horror.

PITACO (atrasado) da JOO: Eu acabei sendo muito feliz com um produto específico pra lavar pincéis que comprei, por engano, na Sephora, em uma viagem. Quase chorei quando acabou. Descobri que a ELF tinha produto semelhante (e igualmente bom) daí fiz um estoquinho na última viagem. Quanto às bactérias e afins, não sei, mas sempre me lembro do Dotôr Fred dizendo que o melhor negócio pra higiene, inclusive de ferimentos (estou falando EM GERAL, hein? não em infecções e casos específicos - melhor esclarecer porque já teve leitora nos comentários me "ensinando" que damasco é fruta, vejam se pode) e de mãos pra evitar espalhamento de doenças, é LAVAR. Com água e sabão mesmo. Segundo ele, os tais antissépticos, álcoois géis e afins são uma frescurinha a mais. Quanto a usar o shampoo Johnson's pra demaquilar, bem, deixa eu dar uma má notícia: difícil tirar toda a maquiagem apenas lavando o rosto. Pra mim ele funciona muito bem assim: 1) se a maquiagem for leve, entro no banho ainda com ela, uso o shampoo Johnson's e, ao sair do banho, uso um demaquilante livre de óleo (adoro um de camomila da Body Shop, que eles falam que é só pros olhos mas uso no rosto todo). 2) no caso de maquiagem pesada, quando tenho que usar demaquilante bifásico (o da Contém 1g é bem digno e não muito caro), vou primeiro de demaquilante, e a pele fica toda oleosa. Em seguida, preciso lavar, e é aí que uso o Johnson's. Meninas, maquiagem boa e feita pra durar pode ser lavada com ODD, que vai deixar resíduo! Minha única reclamação é que o cheirinho dele (versão amarelinha, original) era bem mais gostoso quando eu era criança.

40 comentários:

  1. Eu lavo com aquele Dove líquido Oil Cream (uma coisa assim) e é ótimo, porque ele tem óleo e desengordura as cerdas. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Quando a base gruda nos pincéis sintéticos, eu molho um algodão com demaquilante e fico passando o pincel no algodão... e fico repetindo o processo até q o algodão não fique tão sujo. Depois lavo com shampoo Jonnson normalmente pra tirar o demaquilante.

    Fiz isso pra base ColorStay da Revlon, que tem um poder de grudar nos pincéis que nunca vi! rs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica!
    Eu tb lavo os meus com o J&J...
    Na próxima lavagem vou testar.
    :-)
    Beijos
    http://doqueeupreciso.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei da dica, tb não tava gostando do resultado da limpeza com shampoo J&J.
    Também gosto de passar um condicionador nos pincéis de pó pra ficarem bem macios. Eu deixo o condicionador até agir por alguns minutos e só depois enxagüo!

    ResponderExcluir
  5. ainda bem que nunca tentei lavar,mas usei pra tirar o make e não gostei,até o leite de rosas é melhor,kkkkk

    ResponderExcluir
  6. Acabei de sujar meu primeiro pincel de base... vamos ver no que vai dar... rsrsrs... valeu a dica!

    ResponderExcluir
  7. Eu lavo com sabão de coco p/ tirar a sujeira grossa e depois deixo um pouquinho de molho no xampu de bebê p/ ficar com cheirinho bom. Faço isso com todos, Prada a MAC.

    ResponderExcluir
  8. Pri, eu odiei esse cream oil, ai não rola...


    Aretha, se joga no detergente, muito mais rápido que demaquilante + algodão...

    Cajuina, bem lembrando, farei um updatede no post

    ResponderExcluir
  9. meninas, antes de ler o post pensei: vão me deletar se eu falar que lavo há anos com detergente de coco kkkkkkkk é a única coisa q limpa de imediato o píncel, limpa messsmoooo, e depois eu lavo novamente com shampoozinho rsrsrsr obg gente eu não sou a única no mundo que tive essa idéia brilhante rs bjusss

    ResponderExcluir
  10. PS: ele não fica cheirando coco não rsrsr mas evite claro os de maçã, limão e afins!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Joo.

    Sinceramente, nem detergente neutro só é o melhor jeito de limpar o pincel. Porque, em geral, eles não batam as bactérias. E acredite o contato com ar, produtos de maquiagem e a nossa pele... O coitado do pincél vira um lugar ótimo para as bactérias.
    E bactérias no rosto pode causar várias coisas como as malditas espinhas além de complicações piores.

    Acho legal investir num produto que seja bactericida tb.
    Se quiser continuar no detergente, tem até no mercado, os neutros com ação anti-bacteriano que nem são tão mais caros que os neutros normais.

    Se você puder/quiser investir um pouquinho mas... Pode fazer igual a mim. Eu uso o Sabonete Liquido Protex Cream. Primeiro pq ele é bactericida, ou seja, bye bye bactericida. E o segundo pq o Ph dele é balanceado, isso é ótimo para os pinceis de cerdas naturais, que assim como nossos cabelos, se adaptar melhor ao ph balanceado (aqui tem um pouco mais do pq disso. matéria q sai numa revista especializada em cabelo e foi parar no portal terra!)...
    E ainda tem mais uma vantagem... Ele tem hidratantes da sua formula. Assim, a cada 15 dias, mais ou menos, os pinceis de uso pessoal, eu lavo com eles e nunca tive problema algum. Uso em conjunto com uma soluções de limpeza de pincéis da SmashBox q uso diariamente. Se você não tem esse "Brush Cleanser" pq aqui no Brasil é caro, é só lavar em menos tempo, tipo, 1x por semana. =)

    Beijinhus. E eu falei demais... #ComoSempre. Eu sou tão chata... Não brigue comigo. "/

    ResponderExcluir
  12. Gostei da idéia de lavar com Protex. Eu quase não passo coisas cremosas com pincel, então o Johnsons segura a onda, mas a idéia é boa msm.

    Mas, olha, eu tbm não acho pra tirar maquiagem mta maravilha não. É ótimo pra deixar no chuveiro, tira o grosso do meu olho, mas eu preciso "retocar" com demaquilante antes de dormir. Pra mim, é mais um sabonete de olho do q demaquilante. Até irrita o olho um pouquinho se eu deixar entrar, mas pra mim até água dá uma irritada, então pelo menos é melhor do q passar o sabonete do rosto no olho tbm.

    ResponderExcluir
  13. Tb gostei da ideia do Protex que escreveram aí em cima, vou tentar! E até que enfim (como sempre vcs fogem dessa coisa de todo mundo nadando pro mesmo lado) alguém disse que usar shampoo Johnson é uma merd**! Não limpou meus pincéis e não tirou meu make no banho, deixou minha pele repuxada. UOH!

    ResponderExcluir
  14. O Shampoo J&J comigo é contrário, quando removo a maquiagem dos olhos com ele, tenho que ter cuidado para não cair no meu rosto, caso ele caia, minha pele fica extremamente oleosa e cheia de espinhas.
    www.usodecosmeticos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. O Shampoo J&J é mesmo ótimo pra pincéis de pó e blush em pó.

    Mas não deu conta do meu pincel de base (que tá meio encostado por conta disso). Vou testar o detergente, Loo!!

    #superultrafail tirar make com esse shampoo. Tanto demaquilante BBB por aí, que não tem necessidade. Testei uma vez e minha pele que é mista para oleosa ficou mega seca e repuxada. Textura horrível que nem hidratante resolvia... Até o dia seguinte.

    ResponderExcluir
  16. Adorei a dica. Sempre uso o J&J para dar banho nos meus pincéis, mas os de base sempre foram um problema. Uma vez li uma dica de primeiro passar o pincel em óleo mineral e depois lavar com shampoo anti resíduos. Sai tudinho mesmo, mas se forem pincéis densos como o F80 da Sigma ou até mesmo um duo fiber como o da Mac é um inferno tirar o óleo depois. Ele parece que gruda, e como a maioria das brasileiras, inclusive eu, tem pele oleosa, isso pode ser bem perigoso. Prefiro aplicar essa técnica apenas em pinceis de base tradicionais e de corretivo.
    Quanto a usar o J&J como demaquilante, acho que o segredo tá em como usá-lo. Na realidade ele não demaquila completamente, mas é excelente para usar depois do demaquilante, retirando todos os resíduos. Sou super alérgica e meu oftalmologista recomendou que sempre após demaquilar usasse o shampoo nos olhos para retirar qualquer coisa que possa irritá-los. Realmente resseca um pouco, mas é só aplicar um creme específico para a região dos olhos que tudo se resolve. Fica a dica: meninas alérgicas, o shampoo J&J é realmente recomendado por médicos.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  17. Adorei a dica, concordo que dependendo do caso, o Shampoo Johnson não funciona mesmo.

    E como demaquilante de jeito nenhum!rs

    Beijos,

    ResponderExcluir
  18. Muitas dicas boas de nossas amigas, sempre tuve dúvidas de qual seria a melhor forma de lavar os pincéis.
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto de lavar meus pincéis com sabonete liquido bactericida tipo Protex, no momento estou usando o Life Boy Cream, e ele deixa um cheirinho gostoso. O xampu Johnson pra mim não dá irritação nenhuma, uso de vez enquando quando estou com uma make mais pesada e só o demaquilante não dá conta, pra mim funciona.Bjs!!

    ResponderExcluir
  20. Pincel de base o JJ dá conta, mas de batom e delineador eu lavo com xampu antiresiduo, a bola da vez é o da Neutrogena, estou contente com o resultado, fica bem limpinho. Quanto a usar o JJ como demaquilante, eu uso após usar um de verdade, e após eu passo um tônico adstringente pra não amanhecer com espinha. E os resíduos de lápis de olho que persistirem serão removidos com cotonete umidecido com água termal. Pq eu só pobre, mas sou limpinha.Bjo
    Roberta

    ResponderExcluir
  21. Eu uso Protex liquido desde sempre...adorooo..da conta direitinho e ainda e antibacteriano...

    ResponderExcluir
  22. sei la toda dica de maquiadora q vejo o j&j é lider. logico pra qm nao compra um produto epsecifico ..

    eh lavar com J&J e depois pssar o condicionador d ecriancatb pra amaciar .. fica belezinha =D

    ResponderExcluir
  23. Roberta, pobre sou eu, que acho Neutrogena caro pros meus cabelos, que dirá pros pinceis...

    Flávia, vc LEU alguma coisa do post ou dos comentários?

    ResponderExcluir
  24. Olá meninas do VnF!
    muito obrigada pela dica! valeu mesmo. Na proxima vez que eu for na Fámárcia, vou correndo comprar o J&J, porque eu uso pincel apenas para pó e blush.

    ResponderExcluir
  25. Meu oftalmo recomendou lavar os cilios com o J&J,mas eu so faço isso 1x por semana pq odeio o cheiro da versao* amarela (cheira desinfetante) e depois lavo todo o rosto com meu sabonete especifico pro rosto pra tirar qq vestigio de J&J da minha pele.

    Sempre lavei os pinceis com J&J ate que li em algum lugar que lavar com protex era otimo pq alem de limpar descontamina.Faço desde entao!

    *tenho quase certeza que mudaram a formula da versao amarela do J&J,nao era fedido assim e eu acho que as outras versoes nao limpam tão bem... :S

    ResponderExcluir
  26. Eu faço coro com o comentário da Joo: eu só uso maquiagem com o rosto limpo e costumo lavar pinceis no máximo a cada 15 dias (e uso por no máximo uma semana). Não tenho bacterias no rosto, gente, e não lavo louça com bacterida.

    Não acho que usar protex seja necessário. E se vocês estão usando um lavador mais caro para remover sujeira, tão fazendo a mesma coisa que usar seu shampoo de tratamento para limpar o cabelo.

    E uma pergunta: vocês almoçam fora de casa gente? auahuahauah

    ResponderExcluir
  27. eu descordo... o shampoo da johnson da conta sim de pincel de base ! eu tenho um que ficou duro e seco, quase perdido pq usei algumas vezes sem lavar... o que fiz, lavei mais de uma vez !! na primeira não fica limpo mesmo, mas lavei mais e uma e se precisasse até mais uma... o pincel ficou limpissimo e continuou super macio... beijos

    ResponderExcluir
  28. Natalia, vc acha MESMO que eu lavei só uma vez com o shampoo e saí falando que nao dá certo? Vc acha mesmo que eu lavei pincel de base uma vez só na vida?

    mas ok, vc pode "descordar" o quanto quiser

    ResponderExcluir
  29. ahhh ta bom, ooo !! eu falei pq é isso que vc disse no post ja aconteceu comigo, e com varias tentativas SAI SIM... eu achando que comentando aqui o que aconteceu comigo ia colaborar com alguma coisa ...eu tbm ja lavei pincel de base varias vezes na vida mas o pincel é seu se quiser passar soda nele, problema é seu...credo que falta de educaçao a sua, bom saber, que nunca mais entro nesse blog... ah e eu descordo sim o quanto eu quiser, a opinião é minha

    ResponderExcluir
  30. Natalia, Mobral para você

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. apaguei meu comentário... nao quero mais saber disso...acho que se eu ficar retrucando suas respostas só mostra que sou inferior... desculpa por ter entrado no seu blog e ter feito um comentário que não vi nada demais para vc ter me respondido daquele jeito ( talvez vc tenha acordado mal humorada no dia), mas tudo bem... eu nem te conheço e não quro confusão, só não quero mais as suas dicas, nem entrar mais aqui e muito menos indicar para as minhas amigas, não quero que elas passem pelo mesmo... aprendi muita coisa com seu blog... obrigada, beijos

    ResponderExcluir
  33. Natália, uma das muitas coisas que é consenso entre Joo & eu é o fato que preferimos ter 10 leitoras inteligentes do que 10 mil que não sabem escrever o básico.

    ResponderExcluir
  34. eu lavo os meus com detergente...
    tentei lavar com protex mas o cheio 'e forte demais =(
    o que eu queria mesmo era uma estagiaria pra lavar meus pinc'eis
    que coisa chata de fazer...

    ResponderExcluir
  35. @Márcia, idem!!

    pra quem acha que J&J limpa direitinho pincel de base, vale ver esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=j69p3ZL2nEY

    ResponderExcluir
  36. @Loo ... Ela usou protex. O que eu tinha dito ser melhor q o shampoo de bebê. ...
    Senti orgulho de mim, agora.

    ResponderExcluir
  37. @Mish eu continuo achando que usar Protex pra tirar o grosso da sujeira é a mesma coisa que usar Kerastase pra limpar os cabelos. Primeiro vc tira o grosso, depois vc limpa/trata adequadamente

    ResponderExcluir
  38. Eu uso faz muito tempo o Shampoo J&J e nunca tive problemas, masmo para lavar os pincéis de base. Também nunca resecou minha pele, mas isso varia muito de pessoa a pessoa.

    Beijos para todas!

    ResponderExcluir

É novo(a) por aqui? Então preste atenção nas seguintes observações:

- O VnF? não é uma democracia
- Apreciamos críticas construtivas
- Comentários que tenham por objetivo apenas a auto-promoção poderão ser removidos.
- As postagens antigas estão sofrendo moderação para evitar os chatíssimos robôs-spam